Nossos cabelos não têm uma função vital para o organismo, então em uma situação em que o corpo precisa economizar nutrientes e energia para se defender de uma infecção ou de uma carência nutricional, os fios são relegados a segundo plano”, explica o tricologista, Valcinir Bedin, do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo. Ou seja, nosso organismo abre mão rapidamente dos cabelos.
Isso tem acontecido com mais frequência ainda, especialmente entre as mulheres. É fácil percebermos o porque, as mulheres hoje fumam mais, trabalham em jornadas triplas, fazem dieta radicais e até cirurgias plásticas. Tudo isso estressa nosso organismo, disparando o alarme da queda.
Alopecia é o nome que damos a queda capilar quando mais de 100 fios caem no mesmo dia.
É preciso saber porque os fios estão despencando, hormônios, falta de nutrientes, seborreia, depressão, predisposição genética, são algumas das possíveis causas
Mitos e verdades sobre a queda capilar
Filho de pai calvo será careca?
Mito. Já existem recursos médicos eficientes que permitem um diagnóstico preciso da causa da calvíce. Daí é possível introduzir um tratamento específico e eficaz precocemente, barrando a sua evolução.
Usar boné induz à perda dos fios?
Mito. No máximo, o hábito contribuíra para o aumento da oleosidade, que agrava um pouco a queda livre. Por outro lado, o acessório ajuda a proteger couro cabeludo de agressões como o sol.
Banho quente faz os cabelos caírem?
Verdade. A alta temperatura resseca sua estrutura e estimula o aumento da oleosidade, o que favorece a queda. O ideal é que a água esteja morna.
É recomendável lavar os cabelos todos os dias?
Verdade. Esse hábito auxilia no combate ao escesso de oleosidade, um prato cheio para a contaminação por fungos e bactérias que contribuem para a perda dos fios.
Usar condicionador ou leave-in prejudica os cabelos?
Mito. Desde que você use-os somente nos fios, e não no couro cabeludo. Ambos facilitam o ato de pentear o cabelo, evitando a queda pela quebra do fio.
Cortar os cabelos fortalece os fios?
Mito. O ato de cortar os cabelos não fortalece em nada os fios, simplesmente porque não afeta o bulbo.
Diferença da Calvíce em homens e mulheres
Homens
Geralmente as falhas aparecem na parte de trás da cabeça, na região superior.
Em seguida, as entradas começam a aparecer.
Mulheres
O rareamento dos cabelos se manifestam em formato de uma faixa, no topo do crânio, que tende a se alargar progressivamente se não for tratado depressa.
Alimentos para os fios
Os cabelos são formados principalmente de proteína. Por isso as leguminosas e a carne vermelha magra devem ter destaque na dieta, Essa segunda opção é riquíssima em ferro, um dos minerais mais importantes para o bulbo. Zinco é outro mineral fundamental aos fios, para isso consuma grãos integrais e frutos do mar. As vitaminas do complexo B também são nutrientes importantes.
O tratamento da perda excessiva de cabelo deve objetivar, primeiramente, corrigir a causa. Por exemplo a reposição de ferro em caso de anemia, uso de medicamentos para combater uma infecção por fungos, alimentação balanceada, etc.
Em alguns casos, como na alopécia areata, poderá ser indicado o uso de medicamentos tópicos para estimular o crescimento dos fios. Como o minoxidil.
Nos casos em que tenha ocorrido uma queda irreversível uma alternativa seria o transplante de cabelos. Algumas mulheres com áreas de fios reduzidos, como na calvície hereditária, e pessoas que tenham perdido alguns, mas não todos, os cabelos devido a queimaduras ou outros acidentes no couro cabeludo podem ser beneficiadas com esse tratamento. O transplante é um procedimento cirúrgico e deve ser realizado por médicos especializados.
*O mais importante é procurar ajuda rápido, não deixe o tempo passar e seus cabelos ficarem na escova. Com tratamento é sempre possível reverter o processo.
Fonte: Revista Saúde, número 315
Twitter
Mas ele permanece por um transplante de cabelo bom, bem feito, operação, microenxertos, e os resultados são espectaculares em pouco tempo você começa o seu cabelo e tomá-lo como antes, o cabelo é removido da área occipital é geneticamente mais forte, que faz o cabelo não cair, crescer como o resto do cabelo,
ResponderExcluir